08 junho 2017

Maior feira de construção civil da América Latina foi aberta nesta terça-feira em cerimônia com Dilma Rousseff

A 21ª edição da Feicon Batimat – Salão Internacional da Construção foi aberta nesta terça-feira (10) em São Paulo, em cerimônia que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff. Considerada a maior vitrine de construção civil da América Latina, a feira sediará até sábado (15) o lançamento de mais de dois mil produtos, serviços e soluções para os vários setores da indústria. São 85 mil m² de exposição com cerca de duas mil marcas, sendo que 12% da área é ocupada por empresas internacionais de outros 24 países.

A edição de 2015 da Feicon tem foco em economia de água e energia e industrialização do processo construtivo, explorado por meio de estandes com novas soluções e tecnologias para a redução do consumo de água e energia em edificações residenciais e comerciais, e novos sistemas construtivos para a otimização do tempo de obra e garantia de bom desempenho.

Para apresentar aos cerca de 130 mil visitantes da feira os novos produtos para economia de água, por exemplo, o Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais não Ferrosos do Estado de São Paulo (Siamfesp) desenvolveu a Ilha de Sustentabilidade – Ação Água, que reúne mais de 60 itens capazes de reduzir em até 70% o gasto de água. No estande, também é apresentado ao público um aplicativo interativo disponível para os sistemas Android e iOS que calcula quanto cada um dos itens expostos economiza, qual seria o investimento necessário para a troca do produto convencional por um dispositivo economizador e qual o tempo de retorno do investimento.

 

 

Outra novidade da feira é a Ilha da Industrialização da Construção, criada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), que apresenta os novos produtos e tecnologias para viabilizar o desenvolvimento de sistemas construtivos industrializados. O objetivo da ilha, segundo a entidade, é levar para a feira, além de oportunidades de negócios, a possibilidade de ampliar o conhecimento dos visitantes no que diz respeito aos sistemas construtivos pré-fabricados. Na sexta-feira (13), das 08:30 às 13:00, a Abramat realizará no estande um seminário sobre sistemas construtivos, incluindo steel framing, estruturas pré-moldadas de concreto e aço, Wood framing e drywall.

Também com o objetivo de apresentar novos sistemas construtivos, a Casa Cerâmica, desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), é um dos destaques da feira. Com 54 m², o protótipo foi construído com blocos de cerâmica em tempo 30% menor do que o necessário para sistemas convencionais de construção. A Casa Cerâmica é coberta por telhas cerâmicas de alto desempenho térmico e acústico, com sustentação de aço galvanizado, e os sistemas elétrico e hidráulico são embutidos nos tijolos.

A feira conta com diversos outros estandes com produtos e soluções relacionados às premissas de sustentabilidade, incluindo soluções em madeira tratada, lâmpadas LED economizadoras de energia, caixas d’água para armazenamento de água da chuva e tecnologias de automação industrial.

 

Saiba mais novidades da Feira: Feicon Batimat